associacao
Menções Honoríficas

2018 | Menção Honrosa “Caminho Certo - 2018” - atribuída pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da Federação da Área Urbana de Lisboa (DFMS-FAUL) ao Centro de Acolhimento Temporário – Casa Rainha Santa Isabel. A cerimónia oficial de entrega do galardão teve lugar no dia 11 de dezembro, às 19.00 horas, na Biblioteca Municipal – “Fábrica das Palavras”, em Vila Franca de Xira.

2018 | Medalha Municipal de Mérito - atribuída pela Câmara Municipal de Viseu ao Jardim-Escola João de Deus de Viseu por ocasião das comemorações do septuagésimo quinto aniversário de existência do Jardim-Escola, conforme disposto no artigo 8º e 9º do Regulamento dos Galardões Municipais de Viseu e aprovado em reunião ordinária da Câmara Municipal de Viseu, realizada no dia 26 de julho de 2018. Medalha em prata com a efígie do Infante D. Henrique. A cerimónia de entrega da medalha realizou-se no dia 21 de setembro de 2018, no Teatro Viriato, em Viseu e contou com a presença do Presidente da Direção da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, Professor Doutor António de Deus Ramos Ponces de Carvalho e do Senhor Vice-Presidente da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, Dr. Bernardo Ponces de Carvalho Ávila de Abreu.

2018 | Prémio Fidelidade Comunidade - atribuído à Associação de Jardins-Escolas João de Deus pela Fidelidade Companhia de Seguros para premiar o trabalho desenvolvido pelas Ludotecas João de Deus. A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no dia 15 de maio de 2018, no Museu Oriente, em Lisboa. Estiveram presentes, representando a Associação de Jardins-Escolas João de Deus: o Presidente da Direção, prof. Dr. António Ponces de Carvalho, a tesoureira, Dra. Maria José Valera, a coordenadora das Ludotecas, Drª. Maria Sapina e a coordenadora dos projetos de intervenção comunitária, Dra. Mariana Levy.

2017 | Título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública - atribuída à Associação de Jardins-Escolas João de Deus, por Sua Excelência, O Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião do centenário do Museu João de Deus e pelo 135° Aniversário da Associação de Jardins-Escolas João de Deus. No seu discurso considerou «uma gravíssima lacuna que ainda não tivesse sido condecorada pelo estado português nestes 135 anos de serviço a Portugal e aos portugueses, em que conviveu com vários reis e presidentes da República».

2017 | Prémio The BIZZ : World Business Leader - atribuído à Associação de Jardins-Escolas João de Deus e Escola Superior de Educação João de Deus pela World Confederation of Businesses, realizado em Saint Thomas, Ilhas Virgens.

2015 | Medalha de Mérito Social em Prata Dourada - entregue pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.

2012 | Medalha Municipal de Mérito Educativo – Entregue pela Câmara Municipal de Abrantes “… São 50 anos de trabalho educativo, neste caso desenvolvido por iniciativa privada e num nível escolar que então não era ainda objeto de cuidado público. Ao longo destas décadas foi no Tramagal (Jardim-Escola) e para os seus habitantes uma oportunidade preciosa que, de outro modo, não lhes seria proporcionada. Por isso, e com justiça, é atribuída à Associação de Jardins-Escolas João de Deus esta medalha”.

2011 | Medalha de Ouro – atribuída pela Câmara Municipal ao 1º Jardim-Escola pela Câmara Municipal ao 1º Jardim-Escola João de Deus de Coimbra, aquando das comemorações do seu 1º centenário.

2011 | Placa de Prata – de “Homenagem à Excelência” atribuída pela Associação de Antigos Estudantes de Coimbra ao 1.º Jardim-Escola João de Deus de Coimbra, no ano das comemorações do seu centenário.

2010 | Prémio Projeto Valere – atribuído pela Direção Geral de Reinserção Social que “Reconhece e permeia a colaboração e empenho enquanto parceiro na execução de medidas Tutelares Educativas” à Associação de Jardins-Escolas João de Deus pelos projetos de cariz social.

2009 | Menção Honrosa Nos Terra – Menção Honrosa atribuida pela Associação Sons da Lusofonia, no âmbito do Projecto OPA – Oficina Portátil de Artes à Associação de Jardins-Escolas João de Deus, ”Considerando e salientando o trabalho socio-cultural comunitário no Bairro 6 de Maio”.

2008 | Prémio Gulbenkian - O Prémio Gulbenkian Educação, distinguiu os 126 anos de serviços prestados à Educação e ao Ensino pela Associação de Jardins-Escolas João de Deus.

2007 | Alcuin Award - Prémio atribuído às Ludotecas João de Deus pelo seu contributo para a Educação em Portugal pela European Parents Association - EPA.
(Alcuin, monge inglês, fundador da escola de York, nomeado pelo Imperador Carlos Magno como responsável pelo estabelecimento de Instituições de Ensino, por toda a Europa, nos finais do Séc. VIII, é considerado historicamente como tendo sido o primeiro Ministro da Educação na História Europeia).

2004 | Prémio «Manus Cais» - 1.º prémio na categoria Organizações e Instituições Sociais, com o projecto "Programa ATL Itinerante - Ludotecas João de Deus", correspondente à "Instituição mais Solidária".

1997 | Menção de Honra Prémio Noma UNESCO - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida na sua sede na UNESCO, em Paris, agraciou a Associação de Jardins-Escola João de Deus com a Menção de Honra do prémio de alfabetização Noma, destinado a homenagear as Instituições, Organizações ou Pessoas que se tenham distinguido na luta contra o analfabetismo de forma particularmente meritória:

"À l’Association des Jardins d’Enfants João de Deus du Portugal, organisation non gouvernementale à but non lucratif, fondée en 1882, qui a mis en oeuvre l’alphabétisation des adultes et des enfants (...) pour avoir fondé sa méthode sur l’étude de la langue maternelle permettant aux intéressés, qu’ils soient adultes ou enfants, d’apprendre à lire, écrire et compter plus facilement, en encourageant la créativité, l’expression et l’apprentissage par l’action".

1991 | Diploma de Mérito Pedagógico - O Ministro da Educação, Roberto Carneiro, atribuiu à Associação de Jardins-Escola João de Deus uma menção honrosa no grau de Mérito Pedagógico:

"Desde o início da sua criação, os Jardins-Escola João de Deus têm desenvolvido uma obra de grande alcance social e pedagógico, prestando um inestimável contributo à Educação Pré-Escolar. Instituídos num contexto em que assumia particular interesse a valorização da cultura popular e o combate ao analfabetismo, e evoluindo num permanente apego ao estudo da infância, os já em número de 30 Jardins-Escola João de Deus espalhados pelo País têm alcançado objectivos que se integram nas mais inovadoras propostas psico-pedagógicas. É, pois, de inteira justiça o reconhecimento da obra realizada e do contributo prestado à educação e cultura nacionais. Assim, nos termos do disposto nos art. 4º, 6º e 7º. do Decreto-Lei no 288/88, de 23 de Agosto, atribuo à Associação de Jardins-Escola João de Deus a Menção Honrosa de Grau de Diploma de Mérito Pedagógico."
(Despacho nº 32/ME/91)